economia 07/08/2015 às 17:31

Colombo e Kátia Abreu participarão de encontro jovens empreendedores rurais

Evento ocorre na próxima quarta-feira e tem início às 08h30 no Centro Serra Convention Center, em Lages.

O governador do Estado, Raimundo Colombo, e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, confirmaram presença para o Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural Catarinense, na próxima quarta-feira, 12, às 8h30, no Centro Serra Convention Center, em Lages. O evento vai reunir cerca de 700 jovens que passaram pelos cursos de Formação em Liderança e Gestão e Empreendedorismo, promovidos pela Epagri desde 2013, com financiamento do Programa SC Rural.

 

“Estamos muito esperançosos com este evento que reúne os jovens que fazem as atividades no meio rural. Queremos incentivar a modernização do trabalho no campo e fazer com que essa atividade seja cada vez mais importante e que se mantenha. Essa sucessão familiar é um grande desafio para nós porque todos querem vir para a cidade”, destacou Colombo.

 

A programação do evento começa às 9h com as boas vindas do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann e do secretário executivo estadual do SC Rural, Julio Cezar Bodanese. Em seguida será a palestra do apresentador do Globo Rural, o jornalista Vico Iasi. Das 10h às 12h, haverá a palestra dialogada do governador Raimundo Colombo e a participação da ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Na parte da tarde será o momento de troca de experiências entre os jovens, principalmente aqueles que se destacaram durante os cursos e aplicaram seus conhecimentos nas atividades do dia a dia no campo.

 

Para Hessmann, a troca de experiências dos jovens agricultores vai ajudá-los a montar seu próprio empreendimento dentro da propriedade rural. “É uma oportunidade de negócio. Capacitamos esses jovens durante os últimos três anos e agora estamos levando todos ao evento para que possam mostrar o que foi absorvido. Eles ficaram nos Centros de Treinamento da Epagri, todos os meses por uma semana, recebendo várias capacitações, desde uso de computadores, passando por noções de agronegócio até o gerenciamento de propriedades. Tudo voltado para que ele possa montar o seu próprio negócio e não continuar com o negócio da família, e assim, evitar o êxodo rural”.

 

O encontro vem aproximar o governador aos jovens do meio rural catarinense, além de promover um momento de integração, troca de conhecimentos e experiências. Essa é uma das demandas centrais dos jovens que participaram ou estão participando dos cursos de Formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo que é encontrar, conhecer e trocar experiências com outros jovens do Estado de Santa Catarina.

Notícias Relacionadas