politica 06/03/2018 às 19:01

Só o STF salva: por unanimidade, STJ nega habeas corpus para Lula

Com a decisão, ex-Presidente conta os dias para ser preso, assim que embargos declaratórios forem julgados no TRF-4.

Os cinco ministros da Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negaram nesta terça-feira (6), por unanimidade, habeas corpus preventivo pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar sua prisão antes de esgotados todos os recursos no caso do tríplex em Guarujá (SP). As informações são da Folha, em matéria assinada pelos jornalistas Reynaldo Turollo Jr. e Letícia Casado. Com a decisão, basta que os embargos declaratórios sejam julgados para que Lula seja preso. Faltam poucos dias para os prazos se esgotarem. É o tempo que resta para Lula seguir em liberdade.

A defesa do ex-presidente Lula havia solicitado ao STJ um habeas corpus preventivo para afastar a possibilidade de prisão antes de esgotados todos os recursos nos tribunais superiores —a chamada execução provisória da pena, que passou a ser autorizada pelo Supremo em 2016.

Com a negativa, agora resta apenas o STF para a defesa de Lula tentar impedir a prisão após a condenação no TRF-4 em Porto Alegre.

Notícias Relacionadas