politica 27/01/2018 às 18:13

Luiz Fux libera outdoors de Bolsonaro e TSE segue fazendo vista grossa para políticos com campanha antecipada

Ciro Gomes, Lula e Jair Bolsonaro, em especial os dois últimos, seguem fazendo campanha antecipada país afora há meses enquanto o TSE finge que a lei está sendo seguida.

Na condição de vice-presidente do Tribunal Superio Eleitoral, o ministro Luiz Fux julgou o caso dos outdoors de Jair Bolsonaro na Bahia e deu a ele o pleno direito de fazer campanha antecipada, o que viola diretamente a legislação eleitoral em vigor desde as eleições de 2016.

Informou a Exame:

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, negou pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a retirada de outdoors com suposta propaganda eleitoral em favor do deputado federal Jair Bolsonaro no interior da Bahia.

Na representação, o MPE afirma que as peças estariam sendo replicadas em publicações nas redes sociais. O outdoor, com uma foto de Bolsonaro, leva o texto “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro. Pela honra, moral e ética. Paulo Afonso – BA”.

De acordo com o calendário do próprio TSE, a data para o início das campanhas eleitorais é 16 de agosto deste ano. Ou seja, tanto Lula como Ciro Gomes e Bolsonaro, por certo, estão cometendo claro ato de crime eleitoral, o que deveria por si só resultar em multas e, em último caso, na impugnação da candidatura. Isso é o que diz a lei, apesar do entendimento fora dos padrões dado por Fux.

A verdade é que o TSE segue fazendo vista grossa.

Notícias Relacionadas