politica 17/01/2018 às 22:31

Recurso de convite em página do Facebook é desativado e apoiadores acusam empresa de censura

Usuários reclamaram que não conseguem enviar convite para a página do deputado Jair Bolsonaro, no Facebook. Alguns já acusa a empresa norte-americana de censura, embora isso seja improvável.

Seguidores do deputado Jair Messias Bolsonaro, do PSC, passaram a alegar na noite de hoje que não conseguem enviar convites para amigos curtirem a página do político no Facebook. Eles alegam que aparece uma mensagem de bloqueio.

Este Sul Connection fez uma tentativa, para averiguar a veracidade da reclamação, e ficou constatado que sim. Aparentemente os convites para a página do deputado estão desativados por alguma norma ou bloqueio temporário do Facebook. Ao enviarmos o convite apareceu uma mensagem de bloqueio sem muitas especificações, ela diz apenas que "você pode estar usando este recurso de forma errada".

Diante disso, muitos seguidores fanáticos do deputado passaram a acusar a empresa americana de censura, o que é improvável. Mark Zuckerberg desenvolveu uma plataforma online na qual quis inserir todo o mundo, além disso foi justamente o Facebook um dos principais protagonistas do ativismo de direita nas eleições norte-americanas de 2016, bem como ocorreu o mesmo naquele ano aqui no Brasil. Ademais, Jair Bolsonaro é conhecido aqui, mas certamente não é uma preocupação na cabeça de pessoas que vivem fora destas fronteiras. Para todos os efeitos, Bolsonaro não possui tanta relevância, nem mesmo chega aos pés de um Donald Trump.

A nossa equipe, entretanto, enviou uma mensagem para a empresa na esperança de obter resposta sobre o motivo do bloqueio. É possível que a página do deputado tenha violado algum termo de uso ao publicar algum tipo de conteúdo, ou também pode ser que seguidores do deputado tenham feito a prática de convites em massa, através de perfis fakes ou bots. Até o momento, entretanto, é tudo especulação. A menagem abaixo foi enviada para o Facebook e aguardamos resposta.

Tentei convidar apenas um amigo para curtir a página de um político, mas não foi possível porque apareceu uma mensagem de bloqueio. Qual o motivo do bloqueio, exatamente?
 

Notícias Relacionadas