economia 21/11/2017 às 21:23

Números de empresas criadas no setor do turismo cresce 16% em 2017

De janeiro a outubro, foram feitos 10.316 novos cadastros no sistema que formaliza pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor.

Número de empresas registradas no Cadastur, sistema de formalização do Ministério do Turismo, cresceu 16% em 2017. Entre janeiro e outubro, foram feitos 10.316 novos cadastros, enquanto no mesmo período do ano passado foram cadastradas 8.888 pessoas físicas e jurídicas do setor. Com os registros, o Ministério do Turismo espera melhorar os serviços oferecidos aos turistas no Brasil, reforçando a segurança. "Nossa intenção é acabar com a informalidade do setor e, com isso, qualificar o atendimento e a experiência dos visitantes”, disse o ministro Marx Beltrão.

Em janeiro deste ano, 829 empreendimentos foram cadastrados, enquanto em outubro o número chegou a 1.123, crescimento de 35%. Aumentar a formalização do setor é um dos objetivos do pacote de medidas Plano Brasil + Turismo. Em junho, a pasta abriu edital de seleção de novos fiscais, que começaram a atuar em setembro.

Segundo o ministério, o número de novos cadastros começou a aumentar em maio e teve pico em agosto. O resultado é fruto de um esforço conjunto, acredita a coordenadora-geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, Tamara Galvão. “Estamos na direção certa. Reforçamos nossa equipe, ampliamos a comunicação com a ponta e vamos criar mecanismos para evitar a pirataria em nosso setor”, afirmou.

Notícias Relacionadas