geral 16/11/2017 às 12:15

Professora da UDESC é homenageada em Seminário na USP

Gelcemar Oliveira Farias, professora do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (CEFID), recebeu a homenagem pelo conjunto de sua obra.

A Professora Doutora Gelcemar Oliveira Farias, coordenadora do Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação Física (GEPRAPEF) do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (CEFID) da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), foi homenageada no último sábado (11) durante o 14º Seminário de Educação Física Escolar promovido pela Escola de Educação Física e Esportes da USP. A homenagem em forma de medalha foi um reconhecimento pelo trabalho de Gelcemar ao longo de sua trajetória acadêmica, focada principalmente no estudo da Licenciatura em Educação Física e o apoio constante que tem dado ao Seminário que é o mais tradicional do país na área.

Nascida em Pelotas e formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gelcemar chegou ao CEFID em 2011, como professora efetiva. Seu Mestrado e seu Doutorado foram realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A professora possui ainda especialização em Educação Física Escolar.

Ao entregar a medalha, o Professor Doutor Walter Roberto Correia, Presidente do Seminário, fez questão de agradecer os estudos da Professora Gelcemar na área de licenciatura, além do comprometimento ao levar uma grande delegação catarinense. “É um reconhecimento merecido para uma longa e vitoriosa trajetória acadêmica”, destacou o professor Walter.

Muito emocionada, a professora Gelcemar fez questão de compartilhar a conquista com a Professora Doutora Alexandra Folle, sua colega no CEFID e no GEPRAPEF. “Esta não é apenas uma conquista minha: a Professora Alexandra, o CEFID, os alunos e todo o meio da licenciatura em Educação Física também têm todos os méritos por esta medalha”, destacou.

 

CONHEÇA O XIV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

 

O XIV Seminário de Educação Física Escolar tem por objetivo debater as imagens e os valores que possam servir de suporte simbólico par ao exercício da docência em Educação Física Escolar. A premissa é de que na cultura escolar e não escolar estão dispostas simbologias capazes de auxiliar o desenvolvimento da subjetividade / identidade profissional docente no contexto da escolarização.

Na atual conjuntura educacional brasileira, as questões da formação e valorização docente constituem demandas prementes para a efetivação de ações educativas de qualidade. Desse modo, se faz necessário trazer à tona imagens e valores cujos símbolos possam auxiliar o desenvolvimento da subjetividade docente com vistas à legitimação das práticas pedagógicas do componente curricular Educação Física.

 

CONHEÇA A PROFESSORA GELCEMAR OLIVEIRA FARIAS

 

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (1996) e Especialização em Educação Física Escolar (1998) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutorado na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011).

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração;Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física. É professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, prática pedagógica, didática, atividade física, qualidade de vida, recreação e lazer e docência

Notícias Relacionadas