politica 27/10/2017 às 11:46

Parlamento da Catalunha declara independência

Espanha deve intervir e região perderá sua autonomia administrativa. Tragédia anunciada é comandada por esquerdistas do Podemos, o PSOL da espanha.

O parlamento regional da Catalunha votou pela declaração de independência da Espanha. O movimento foi apoiado 70-10 em uma votação boicotada por deputados da oposição. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy (PP), disse anteriormente aos senadores que era necessária uma regra direta para devolver a "lei, democracia e estabilidade" para a Catalunha.A crise começou quando os catalães apoiaram a independência em uma disputa no início deste mês. As informações são da BBC.

O governo catalão disse que dos 43% da população participou do referendo e que 90% eram favoráveis ??à independência. Mas o Tribunal Constitucional da Espanha decidiu que votação foi ilegal. O Senado da Espanha ainda deve votar se, pela primeira vez, promulga o artigo 155 da Constituição espanhola, que habilita o governo a tomar "todas as medidas necessárias para forçar" uma região em caso de crise.

Permitiria que Madrid disparasse líderes catalães e assumisse o controle das finanças, da polícia e da mídia pública da região.

Estados Unidos, União Européia e os principais países do mundo já deixaram claro que não reconhecerão a independência. Com este movimento irresponsável, o Podemos, com maioria no parlamento catalão, deve acabar com a histórica autonomia administrativa que a região sempre desfrutou.

Notícias Relacionadas