politica 18/08/2017 às 07:52

Estados Unidos têm força militar preparada para responder à Coreia do Norte

Washington segue enviando sinais conflitantes sobre sua posição em relação ao país asiático

O secretário de Estado dos EUA  afirmou esta quinta-feira que o país está preparado para usar a força militar contra a Coreia do Norte. Pouco mais de uma semana depois de pedir a Pyongyang que suspendesse os ensaios de mísseis como primeiro passo para regressar à mesa das negociações, Rex Tillerson volta a comentar sobre o país.

“Estamos preparados militarmente, estamos preparados com os nossos aliados, para responder se for necessário”, afirmou o governante norte-americano. “Esse não é o caminho que pretendemos seguir, o que tem sido claro”, sublinhou Rex Tillerson, em conferência de imprensa, esta quinta-feira.

Juntamente com o secretário da Defesa do país, Jim Mattis, Rex Tillerson explicou aos jornalistas que o país e o Japão honraram os acordos de defesa mútua e reforçaram a cooperação militar com o objetivo de conter o rápido avanço do programa de mísseis da Coreia do Norte.

“Em algum momento [os dirigentes da Coreia do Norte] vão perceber o nível de isolamento em que se encontram e que o futuro que enfrentam com esse nível de isolamento é sombrio e só se tornará mais sombrio se o continuarem”, declarou o secretário de Estado norte-americano, em declarações divulgadas pelo Financial Times.

Na semana passada, à margem de um fórum da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Rex Tillerson disse que “o melhor sinal que a Coreia do Norte poderá enviar para mostrar que está disponível para dialogar é parar com os disparos de mísseis”.

Notícias Relacionadas