politica 26/07/2017 às 05:50

EUA - Aprovadas novas sanções contra Rússia, Irã e Coréia do Norte

O tema agora está com o Senado

A Câmara  dos Estados Unidos  aprovou ontem um projeto de lei que impõe novas sanções contra a Rússia, Irã e Coréia do Norte. A proposta foi aprovada por 419 votos contra 3. E será agora analisada pelo Senado. 

O texto justifica o reforço das sanções contra a Rússia “pela sua suposta interferência durante a campanha eleitoral nos EUA no ano passado”, e atribui as sanções ao Irã e à Coréia do Norte “devido aos seus programas de armamento”.

De acordo com o presidente da Câmara, Paul Ryan, este pacote de medidas é uma maneira de pressionar “os nossos maiores adversários de forma a proteger os norte-americanos”. O deputado Ed Royce assinalou que “os serviços de inteligência já chegaram à conclusão de que este ex-agente da KBG [Vladimir Putin] tentou interferir na nossa eleição”. “Se não fizermos nada, a Rússia continuará com as suas agressões”.

Este projeto de lei inclui um mecanismo que limita a capacidade do presidente Donald Trump de evitar a aplicação de sanções à Rússia. Assim, se o Senado confirmar o projeto, a única opção que restará a Trump para manter a sua margem de manobra será vetar a medida. 

A Casa Branca informou, entretanto, que o presidente Donald Trump ainda não tomou nenhuma decisão sobre o tema.

Notícias Relacionadas