politica 25/05/2017 às 14:42

Articulação de Lula, FHC e Sarney só é importante na imprensa

Dos três, Lula ainda tem os votos da esquerda no Congresso e Sarney preserva alguma influência. FHC é só referencial intelectual, nada além.

Uma suposta articulação entre Lula, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney estaria trabalhando para emplacar o próximo Presidente da República.

Este Sul Connection esclarece: tal articulação só tem alguma importância na imprensa. Em Brasília, que é aonde a sucessão de Temer, caso este venha a sair, irá ocorrer, os três preservam apenas influência marginal. Dos três, Lula ainda é o quê detém maior importância, já que hegemoniza os votos de esquerda. Entretanto, vale lembrar: na votação do impeachment a esquerda conseguiu apenas 137 votos contrários à abertura do processo na Câmara e 7 abstenções. Passa longe de ser o suficiente para influir decisivamente na eleição do novo Presidente.

A situação de Sarney é ainda pior que a de Lula. Se o morubixaba foi o dono do Senado por praticamente três décadas e ainda tem algum peso por lá, na Câmara sua influência é mínima. No caso de FHC, é ainda pior: sua influência se dá meramente na esfera intelectual, pelo vasto respeito que consegue impor. Mas grande parte dos deputados sequer o conhece, quem dirá seguir sua liderança.

A eleição passa pelo Congresso. Por mais que não gostemos, figuras como Rodrigo Maia ou Eunício Oliveira terão um papel muito maior que os três ex-Presidentes.

A dramática crise brasileira caminha para um desfecho cada vez mais imprevisível.

Notícias Relacionadas