geral 25/05/2017 às 13:38

Moreira Franco reúne-se com Marinho e reclama de cobertura da Globo

Secretário Geral da Presidência busca conversa com direção da emissora e ouve que o jornalismo seguirá atual linha.

Moreira Franco, Secretário Geral da Presidência da República e um dos maiores aliados de Michel Temer resolveu acionar antigas amizades e procurar a família Marinho. Em conversa mantida com João Roberto Marinho na última segunda-feira, Moreira Franco reclamou da cobertura da emissora. Ouviu, ainda que em tom amistoso, que nada mudará e que a posição global já foi marcada em editorial em que pediu a renúncia de Temer.

Moreira Franco teria sido favorecido pela emissora carioca no rumoroso caso Proconsult em 1982. Na ocasião, a emissora dos Marinho, alinhada com a empresa contratada para apurar os votos (a Proconsult), teria montado um esquema que tiraria a eleição de Leonel Brizola (PDT) para o governo do estado. Cesar Maia, pai do atual Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi um dos principais responsáveis na ajuda para desmontar o golpe, com seus conhecimentos de estatística e informática. Moreira Franco e a Globo perderam.

Esta ligação antiga entre o Secretário de Temer e a Globo ajuda a explicar o tom cordial. Caso este Sul Connection estivesse na posição de Moreira Franco, sugeriria tão somente executar as gigantescas e impagáveis dívidas da emissora com a Receita Federal. Temos a impressão de que seria o suficiente para o tom da cobertura golpista baixar vários decibéis.

Notícias Relacionadas