politica 06/05/2017 às 14:24

Veja trata depoimento de Lula na Lava Jato como Telecatch entre o ex-presidente e Moro

Capa da maior revista do país ajuda esquerda na sua narrativa de que há uma disputa política entre a operação Lava Jato e Lula

Este Sul Connection apontou que não havia sentido incluir Sérgio Moro em um cenário de disputa eleitoral com Lula, como fez o Datafolha em sua última pesquisa para a eleição presidencial de 2018. Em uma matéria do último dia 30/04, argumentamos que ao fazê-lo, dava-se vazão a "narrativa de que o magistrado é um polo político e Lula outro, e que ambos estariam em uma disputa desde já".

No próximo dia 10, Lula deverá se apresentar a Sérgio Moro em Curitiba. Dará seu depoimento como réu na Lava Jato. Na oportunidade, manifestantes pró e contra o ex-presidente deverão estar nas ruas da capital paranaense. As autoridades já preparam um esquema de segurança para evitar conflito entre as partes.

Desta forma, seria prudente que a imprensa não estimulasse o clima beligerante, muito menos o clima beligerante que serve a uma narrativa. E foi o que a Revista Veja não fez em sua última edição. A capa é voltada ao depoimento de Lula, e estampa a seguinte manchete: "O primeiro encontro cara a cara". O juiz e o ex-presidente são apresentados como lutadores de telecatch, aquele gênero de lutas coreografadas e circenses que se tornou famoso no Brasil pela sua exibição na TV Excelsior.

Sim, o depoimento de Lula é muito aguardado, até pelas notícias e depoimentos que cairam sobre ele nos últimos tempos. Acusações de obstrução de justiça e destruição de provas abundam, e vem de figuras como o empreiteiro Léo Pinheiro e o ex-diretor da Petrobras, Fernando Duque. Convém lembrar, entretanto, que por mais que haja enorme tensão entre o réu e o juiz, trata-se tão somente de um depoimento. Não é a luta do século e muito menos um debate político, como os petistas vivem dizendo.

Durante os 14 anos de governo petista, a revista Veja enfrentou corajosamente o governo de Lula e de Dilma, com denúncias importantes que ajudaram a entender a natureza de seu projeto de poder. Uma lástima esse triste momento que ela vive sob a liderança de André Petry.

Notícias Relacionadas