politica 07/04/2017 às 15:34

Itamaraty se manifesta e defende diálogo e investigações imparciais na Síria

Nota foi divulgada a pouco pelo Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério das Relações Exteriores, chefiado por Aloysio Nunes (PSDB-SP), acaba de divulgar uma nota sobre a gravíssima crise vivida pela Síria, alvo de um ataque de mísseis ordenado ontem pelo Presidente norte-americano Donald Trump. Para o Itamaraty, as condições para a solução da crise são o diálogo e uma investigação isenta, que apure as responsabilidades sobre o uso de armas químicas no conflito.

CONFIRA A NOTA:

O governo brasileiro manifesta preocupação com a escalada do conflito militar na Síria. Reitera sua consternação com as notícias de emprego de armas químicas no conflito sírio. Reafirma a importância de que sejam conduzidas investigações abrangentes e imparciais sobre o ocorrido em Idlib, que levem à apuração dos fatos e à punição dos responsáveis.

A solução para o conflito sírio requer diálogo efetivo e pleno respeito ao direito internacional. Nesse contexto, renovamos o apoio às tratativas conduzidas em Genebra sob a égide das Nações Unidas e com base nas resoluções do Conselho de Segurança. 

O Itamaraty tem mantido contato regular com a comunidade brasileira residente na Síria. Não há registro de brasileiros entre as vítimas do ataque. O núcleo de assistência a brasileiros do MRE está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty: +55 61 98197 2284.

Notícias Relacionadas