geral 19/02/2017 às 11:33

Cidade Linda gera menos lixo nas ruas. Para a Folha, isso é ruim

Programa de Doria garantiu menor quantidade de toneladas recolhidas, fruto do menor descarte de lixo nas ruas de São Paulo. A Folha não curtiu.

A Folha de São Paulo tem se tornado notória nestes menos de dois meses de governo de João Doria Jr. em São Paulo por realizar uma oposição que nem mesmo o PT tem tido coragem de fazer. Não importa o quanto a pauta seja positiva, o jornal paulistano sempre dá um jeito de vendê-la como negativa. Doria foi pra rua varrer junto com os garis e motivá-los? É populismo e ele varreu meros 10 segundos e foi embora. Doria limpa a porcaria dos pixadores? É desrespeito com a cultura e a tentativa de tornar São Paulo uma cidade cinza. E por aí vai.

Sendo assim, não surpreende que eles tenham pego a quantidade de toneladas varridas nas ruas de São Paulo em Janeiro, comparado com Janeiro do ano passado, quando o governo era um desastre absoluto, tendo transformado a cidade em um chiqueiro, e concluído: o Cidade Linda não funciona. Justo o dado que comprovou o sucesso do programa foi distorcido para que ficasse parecendo que o São Paulo, Cidade Linda, não passa de marquetagem. 

Entenda: uma das principais funções do programa de Doria é a reeducação dos cidadãos. Em uma cidade com 10 milhões de habitantes, espremidos no espaço urbano mais densamente povoado do país, seria impossível manter a cidade limpa (e linda) sem a adesão das pessoas. Isso passa por jogar menos lixo na rua, por descartar nos lugares corretos e respeitar os espaços urbanos. Sabe o quê acontece quando as pessoas entendem isso? Acertou quem falou que a quantidade de lixo recolhida nas ruas diminui!

Eis que a Folha não percebeu esta obviedade.

Para dar alguma credibilidade a sua pauta, os repórteres foram atrás de ruas supostamente ainda sujas (herança, obviamente, de quatro anos de absoluto descaso com a zeladoria da cidade). 

É por atitudes como estas da Folha que a mídia tradicional do mundo inteiro caiu em absoluto descaso.

Brigar com a realidade não costuma dar muito certo quando se quer o respeito do público leitor.

#FicaDica.

Notícias Relacionadas