economia 09/02/2017 às 15:50

Otimista, Meirelles mantém previsão de crescimento de 1% para este ano

Ministro da Fazenda considera indicadores como venda do papelão ondulado e volume de cargas nas estradas para fazer previsão.

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), se pronunciou nesta quinta-feira (09) sobre a previsão do crescimento do PIB para este ano. Enquanto que o mercado, através do Boletim Focus do Banco Central, prevê um crescimento de 0,49%, Meirelles é otimista e garante que a previsão inicial do governo, na casa de 1%, está mantida.

Para justificar a previsão, Meirelles cita uma série de indicadores. "Itens como papelão ondulado, pedágio de cargas pesadas em janeiro e o consumo de energia, concluímos que não há necessidade de fazer uma revisão do PIB neste momento", afirmou. Meirelles acredita que em breve o mercado deverá rever sua previsão atual para cima.

A diferença de meio ponto percentual pode não parecer nada, mas é a diferença entre o Brasil completar o quarto ano de recessão, algo que nunca ocorreu antes na história do país, ou começar a a sair da crise, ainda que timidamente.

Um dos mais competentes quadros a passar pela administração pública nas últimas décadas, Henrique Meirelles certamente conta com a torcida de todos para que esteja certo em sua previsão.

Notícias Relacionadas