politica 08/12/2016 às 07:46

Ex-deputado ucraniano afirma: Yatsenyuk pode se tornar o 'fuhrer' da Ucrânia

O futuro da Ucrânia parece sombrio

O ex-deputado ucraniano, Oleg Tsaryov, declarou que o antigo chefe do governo do país, Arseni Yarsenyuk, pode derrubar o líder atual, Pyotr Poroshenko, e se tornar o “fuhrer” da Ucrânia.

"Se alguém ainda duvida que Yatsenyuk possa se transformar no fuhrer ucraniano, está enganado. Os líderes mais despóticos são pessoas covardes e indecisas. Só necessita se integrar ao poder. E logo fuhrer — de óculos redondos e lentes turvas, guiará seu povo rumo às novas metas", escreveu Tsaryov em sua página do Facebook.

Ele acrescentou que "o grupo de apoio de Yatsenyuk" é formado pelo ministro das Relações Exteriores, Arsen Avakov, pelo presidente do Parlamento, Andrei Parubi, e pelo secretário do Conselho de Segurança e defesa Nacional, Aleksandr Turchinov.

Segundo ele, o ex-premiê deseja ocupar a chefia do Estado e vem exercendo pressão sobre Pyotr Poroshenko, visando sua demissão do cargo ou destituição através de impeachment, com o apoio dos deputados da Suprema Rada (parlamento ucraniano).

Em 1° de dezembro, a líder do partido Batkivschina (Pátria) e ex-premiê do país, Yulia Timoshenko, declarou que Poroshenko está se preparado para deixar a presidência.

O político reconheceu que, durante o seu mandato de premiê, ele "se deu mal" com o presidente. Arseni Yatsenyuk assumiu o governo ucraniano de fevereiro de 2014 a abril de 2016, sendo substituído por Vladimir Groisman, quem ocupa este cargo até hoje.