geral 02/12/2016 às 23:21 - Atualizado em 03/12/2016 às 08:20

Manuela D'Ávila diz que celular foi inventado por comunistas. Não, não foi

Manuela recomenda que as pessoas façam "pesquisas na internet" mas, ela mesma, parece que andou consultando somente informações do site Sensacionalista.

A deputada do PC do B gravou um vídeo enaltecendo as qualidades do comunismo (que ela aparentemente nunca viu de perto) e, dentre as falácias do vídeo ela disse que "os celulares foram inventados pelos comunistas, na União Soviética". 

Como toda boa representante da extrema-esquerda, Manuela gosta de mentir, pois a informação está errada. O primeiro celular foi desenvolvido em 1947, nos Estados Unidos, nos Laboratórios Bell. O primeiro protótipo de celular da antiga URSS foi inventado em 1955. No vídeo de Manuela, como sempre, faltam referências, mas neste artigo colocamos algumas para pesquisa, caso o leitor queira pesquisar por si só. 

As falácias do vídeo continuam, até que no final Manuela decide comparar a economia do Haiti com a do México, igualando os dois países como "maus exemplos" de capitalismo. Primeiro, ela ignora que o Haiti foi uma ditadura socialista durante os anos de Papa Doc (1957-1971) e seu filho Baby Doc (1971-1986). Apenas para falarmos um pouco mais de dados, de novo, enquanto o Haiti está na 21a posição em PIB na América Latina, o México detém a segunda maior economia na AL, atrás do Brasil. No PIB per capita a comparação também é impossível: enquanto o PIB PPA per capita do México é de 16.096 dólares, o do Haiti é de míseros 1.750 dólares. A Cuba citada por Manuela no vídeo não entra nas estatísticas por não divulgar seus dados. 

Manuela recomenda que as pessoas façam "pesquisas na internet" mas, ela mesma, parece que andou consultando somente informações do site Sensacionalista.

 

Notícias Relacionadas