geral 26/11/2016 às 19:17

Não há bem maior que a Liberdade

* Opinião. Rosangela Girafa. Militante histórica do PSDB, participou da implantação do Plano Real e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Não há bem maior que a liberdade. É isso que os intervencionistas deveriam saber. Poderiam olhar com atenção para tudo que a Globo News está mostrando sobre Cuba. A programação tem um viés ideologista? Não acho. E se tiver, por que não usar um filtro crítico?


Eu morei num país socialista, na época que o Brasil vivia a ditadura militar. Foi um duro choque chegar na Argélia e ver que lá, assim como aqui, ninguém podia comprar os livros, ou discos que queria. As cartas só chegavam depois de abertas, e nunca se sabia quem tinha autorizado a violação - se o governo brasileiro, ou o governo argelino. A liberdade era restrita, embora a Argélia fosse um país supostamente livre. 


Faltou óleo um dia, lata de óleo de oliva. Fui comprar e o dono da quitanda falou ”só tem o natural, do barril, se mademoiselle trouxer a garrafa, vendo um litro”. 


Humildemente, num francês devagar para ser perceptível ao árabe, perguntei se ele não poderia vender duas garrafas cheias, e ele respondeu: vendo uma, mas vocês, francesas, vão aprender a respeitar nossa revolução. É uma garrafa só, é o que o Estado admite!


Ideal para mim é a gente ir até onde nossos sonhos permitam.

Notícias Relacionadas