economia 24/11/2016 às 18:45

TCU aprova repasse de R$ 100 bilhões do BNDES ao Tesouro Nacional

Após Temer se comprometer em resgatar estados em situação pré-falimentar, municípios também querem parte da bolada.

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD) e sua equipe tem feito uma ginástica fenomenal para encontrarem recursos aonde eles não existem. Um dos últimos achados foi recuperar dinheiro que encontra-se nos cofres do BNDES e tranferi-los ao Tesouro Nacional, reforçando a posição fiscal do governo Temer. O Tribunal de Contas da União acabou de aprovar a manobra contábil. O problema é que a política sempre aparece para bagunçar as mais bem elaboradas planilhas.


Primeiro, Temer se comprometeu com os estados, boa parte em situação pré-falimentar em lançar um amplo programa de socorro. Evidente que Temer contava com a grana conseguida junto ao BNDES para esta operação de resgate. Acontece que onde passa boi, passa boiada: agora quem aparece pedindo socorro são os municípios.


Vale lembrar que ano que vem milhares de novos prefeitos tomarão posse. E pressionarão por um naco dos R$ 100 bilhões. Que já estão comprometidos com os estados.


A equação política é relativamente simples: os estados encontram sua representação no Senado Federal. Já os municípios tem esta representação na Câmara. Se quiser aprovar a pauta econômica, com uma série de reformas macro-econômicas no horizonte, Temer precisará rebolar.


Não tá fácil pra ninguém. Com tendência a piorar.

Notícias Relacionadas