politica 04/11/2016 às 12:14 - Atualizado em 04/11/2016 às 12:20

Site 'Sensacionalista' faz piada de cunho racista com vereador de São Paulo

Fernando Holiday, integrante do MBL, tem sua imagem associada a um capitão do mato.

Fernando Holiday (DEM), integrante do MBL e um dos vereadores mais votados da cidade de São Paulo, com 48.055 votos, foi o alvo de uma piada de cunho racista pelo site de humor "sensacionalista". Sua imagem foi associada à figura de um "capitão do mato".

Na sociedade escravocrata, o termo Capitão do mato era ligado geralmente a funcionários de grandes fazendas, ou moradores de pequenos povoados, responsáveis por capturar escravos fugitivos mediante algum tipo de recompensa. Os capitães do mato, não raro, eram escravos alforriados ou até mesmo escravos cativos que faziam este tipo de trabalho para conquistar algum tipo de privilégio.

O termo, atualmente, serve para denominar de maneira pejorativa pessoas negras que se coloquem contra cotas raciais ou contra agenda de pensamento imposta pelos movimentos negros. Fernando Holiday, negro, homossexual e nascido na periferia, é notoriamente contra cotas e contra qualquer tipo de distinção referente a cor de sua pele.

Vale lembrar que o "músico" esquerdista Tico Santa Cruz está sendo processado pelo mesmo insulto ao se referir a Holiday. O site "Sensacionalista" deverá ter o mesmo destino.

Notícias Relacionadas