economia 01/11/2016 às 02:40

Temer e Thatcher

Presidente lembra da histórica primeira-ministra britânica para defender ajuste fiscal

Talvez a última vez que a histórica primeira-ministra britânica Margareth Thatcher tenha sido citada no discurso de algum político brasileiro tenha sido quando o saudoso ex-ministro Roberto Campos era vivo. Desde lá, Thatcher havia sido deixada de lado, trocada por citações a tipos como Fidel Castro e líderes africanos. Ela voltou a ser lembrada com Michel Temer, que utilizou uma de suas frases para justificar o ajuste fiscal pretendido por seu governo.

No pacote de Temer está uma PEC de controle dos gastos públicos, a reforma da previdência, a reforma trabalhista, e um ainda não apresentado projeto de privatizações. É inegável que a polícia de austeridade com gastos e de redução do estado encontra semelhança com o governo Thatcher, ainda que seja necessário o devido cuidado com o comparativo histórico.

No passado, Thatcher precisou enfrentar a fúria da esquerda sindical mais arcaica no esforço de modernizar a economia da Inglaterra. Combateu turbas furiosas e levou anos para colocar seu pais no eixo. Temer tem um desafio parecido ao lidar com interesses coorporativos e sanha autoritária de movimentos sociais ligados ao partido que foi tirado do poder.

Confiram o vídeo em que Margareth Thatcher fala sobre gasto público:

Notícias Relacionadas