politica 24/08/2016 às 15:38 - Atualizado em 24/08/2016 às 15:44

Em Blumenau, prefeito Napoleão Bernardes se licencia para concorrer em pé de igualdade com outros candidatos

Ação é incomum entre candidatos ao executivo que buscam segundo mandato

O instituto da reeleição é clássico nos EUA. Lá, candidatos das mais variadas esferas administrativas, podem buscar o seu segundo mandanto nas disputas para o executivo. No Brasil, o instituto foi adotado durante o primeiro mandato do ex-presidente FHC, que o utilizou para sua própria reeleição. A reeleição, entretanto, ainda que um mecanismo moderno e consolidado nas democracias mais sólidas, jamais foi devidamente entendido no país, seja pela classe política, seja pelo jornalismo.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, entretanto, encara a reeleição com um desprendimento raro de se ver na política nacional. Ao invés de usar a máquina para atingir seu propósito, como Lula e Dilma fizeram em nível federal, Napoleão se licenciou do cargo para concorrer em pé de igualdade com seus adversários e não confundir as funções de político com as de administrador público.

É ato que serve de exemplo para prefeitos, governadores e presidentes da república. Este Sul Connection aplaude o prefeito pela sua postura.2

Notícias Relacionadas