economia 07/06/2016 às 02:04

Internet da Copel Telecom chega a Apucarana

Os planos da Copel Telecom não têm franquia por uso, ou seja, permanecem ilimitados durante o mês.

O município de Apucarana, no Vale do Ivaí, passa a ter internet banda extralarga da Copel Telecom a partir desta terça-feira (07). É o 60º município a ser atendido pela fibra óptica da Copel. Os planos disponíveis na cidade são de 25, 50, 75 e 150 Mpbs (megabits por segundo).

Apucarana tem 130 mil habitantes, é a 13ª cidade mais populosa do Estado, de acordo com o IBGE, e carrega um título curioso: é a capital nacional do boné. “Apucarana concentra grande parte da produção de bonés do país, em um polo industrial voltado à fabricação de brindes promocionais. Esse setor comporta empresas de diversos portes, é uma grande oportunidade para a Telecom oferecer serviço de qualidade para o grande e o pequeno empreendedor, além da população em geral”, afirma o diretor-presidente da Copel Telecom, Adir Hannouche.

O município foi referência de produção madeireira, cerealista e cafeeira – o café ainda é um dos produtos de maior relevância na economia local. Os setores de derivados de milho e de couro também se destacam na região.

REDE

Para disponibilizar a internet de fibra óptica, a Copel Telecom construiu uma rede de 115 quilômetros em Apucarana. A primeira parte, de 23 quilômetros, já está disponível nesta terça (06), os 92 quilômetros restantes estão sendo finalizados e serão entregues até o fim de junho.

O modelo de rede usa técnica Gigabit Passive Optical Network (GPON), que é referência pela grande capacidade de transmissão de dados, o que confere alta qualidade ao serviço. A tecnologia é bastante usada em países que são referência em internet com banda extralarga, como Reino Unido, China e Bélgica.

SEM FRANQUIA

A conexão da internet da Copel Telecom tem como diferencial a garantia de igual velocidade tanto para baixar arquivos (download) como para enviá-los à rede (upload), prática pouco usual no mercado brasileiro, e que garante alta velocidade de conexão em qualquer horário. Os planos da Copel Telecom não têm franquia por uso, ou seja, permanecem ilimitados durante o mês.

ESTADO DIGITAL

Todos os 399 municípios do Paraná são equipados com a estrutura da Copel Telecom, o que faz do Estado o primeiro 100% digital do país. A rede de fibra óptica tem uma extensão de 25 mil quilômetros e permite à empresa oferecer soluções de conectividade para clientes corporativos em todo o Paraná.

A internet residencial e para pequenas e médias empresas – que usa tecnologia GPON – está disponível em 60 municípios do Paraná e em uma parte de Porto União, em Santa Catarina.

Em abril e maio, os municípios da Lapa, Palmeira, Jandaia do Sul, Araucária, Itaipulândia, Santa Terezinha do Itaipu e Pato Branco também receberam a internet banda extralarga da Copel Telecom. A estimativa da empresa é lançar em mais quatro cidades do Paraná até final de junho.

Notícias Relacionadas