economia 29/09/2015 às 17:45

Paraná é o maior produtor de carnes do Brasil

Crescimento da avicultura e da suinocultura fazem do Paraná responsável por 20% da produção brasileira

O crescimento da avicultura e da suinocultura, principalmente no interior, já faz do Paraná o maior produtor de carnes do País. Considerando todas as principais atividades pecuárias – aves, suínos e bovinos - nenhum outro Estado registra volume, em toneladas, superior ao do Paraná.

 

O Paraná responde por 20% da produção nacional. No primeiro semestre, o Estado produziu 2,4 milhões de toneladas de carne, à frente de Santa Catarina, com 1,55 milhão de toneladas, e do Rio Grande do Sul, com 1,3 milhão de toneladas. Os dados são do Ipardes com base nos números da pesquisa de produção pecuária trimestral do IBGE divulgada nesse mês.

 

A indústria de carnes paranaense vem conseguindo driblar a crise econômica e crescer bem acima da média brasileira. Enquanto a produção do Brasil avançou 1% na comparação do primeiro semestre contra o mesmo período do ano passado – para 11,7 milhões de toneladas - o Paraná aumentou 8% na mesma base de comparação.

 

O aumento do ritmo de produção tem reflexo na geração de empregos. No primeiro semestre, os frigoríficos do Paraná contrataram 30% mais na comparação com igual período do ano passado, chegando a um saldo positivo de 5.491 postos de trabalho, de acordo com  a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social com base nos números do Ministério do Trabalho.

Notícias Relacionadas