economia 11/09/2015 às 17:35

Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho discute fluxos migratórios

O encontro contou com a presença do Ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT) e foi presidido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Ângela Albino (PCdoB).

A 97ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset) realizada nesta sexta-feira, 11, em Florianópolis, teve como principais assuntos de pauta o fluxo migratório de haitianos e pessoas de outras nacionalidades para o Brasil e a melhoria dos serviços de intermediação de mão de obra nos estados e no país.

 

O encontro, que contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego (TEM), Manoel Dias (PDT), foi presidido pela anfitriã, secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) de Santa Catarina, Angela Albino (PCdoB), e coordenado pelo secretário de Trabalho da Bahia, Álvaro Gomes, presidente do Fonset. 
 

“Apenas o diálogo nos permitirá avançar e resolver questões objetivas e práticas enfrentadas pelos governos estaduais no atendimento aos cidadãos”, enfatizou o ministro em sua fala. Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico elaborado por um Grupo de Trabalho do Fonset sobre avanços e do que ainda pode ser aprimorado nas secretarias de trabalho e na relação com o MTE.

 

O diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretária Nacional de Economia Solidária (SENAES), Valmor Schiochet, e a Coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Ivana Lucia Zillig de Paiva, também participaram das discussões.

 

O Fonset auxilia no debate sobre as questões do mundo do trabalho e o objetivo principal é a melhoria e o fortalecimento das políticas públicas de emprego no país. O Fonset integra o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para debater a proposta do Sistema Único do Trabalho.

Notícias Relacionadas