LAURO TENTARDINI
Jornalista e radialista. Editor de Esportes do Sul Connection. Cobriu dupla Grenal, seleção brasileira, sul-americano de vôlei, Jogos Mundiais Militares e outros. Assessor do Kindermann, campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Tratará aqui dos principais assuntos esportivos, com foco no sul do país, mas também jogos olímpicos, seleção brasileira e Fórmula 1.

01/11/2015 às 00:08 - Atualizado em 01/11/2015 às 00:10

Nelson Piquet do Brasil, o nosso primeiro tricampeão mundial

Neste dia 1º de novembro completam-se oficialmente 28 anos do terceiro título de Nelson Piquet Souto Maior, o primeiro brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1. Aliás, também, foi Nelsão o primeiro a fazer o Tema da Vitória tocar, no ano de 1983, após vencer o Grande Prêmio do Brasil, em Jacarepaguá.

 

Nelsão foi um gênio. Um dos maiores pilotos que a Fórmula 1 já teve. Acertador de carro, profundo conhecedor de mecânica e um dos pilotos mais capazes de inovar.

 

Em 1987 uma das maiores façanhas de Nelson. Não apenas por ter sido tricampeão, mas por ter derrotado Nigel Mansell, um inglês, com quem dividia sua equipe, a Williams, também inglesa.

 

Após o acidente de Mansell nos treinos, Nelson Piquet já era tricampeão. Afinal, o inglês não pôde correr. Piquet não completou o Grande Prêmio do Japão, vencido por Berger com Senna em segundo. Os melhores momentos dessa prova você pode acompanhar com a narração de Galvão Bueno.